segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pedra Filosofal - Continuação das Relíquias de Buda ou Tân.

A Pedra Filosofal, como é conhecida aqui no Ocidente é alvo de inúmeros textos de Alquimia, desde as brincadeiras como em Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde existe a possibilidade de se extender a vida pela simples posse deste artigo, como em Tratados Alquímicos em que são ensinados métodos para se chegar a tal resultado.

A pedra filosofal, que aparece após o preparo por cozimento de enxofre, do mercúrio, fixando o volátil e dando volatilidade ao fixo, nada mais é do que uma "arte mental" como se diz no Caibalion, a transmutação do metal de grau em grau até se conseguir algo muito refinado é a alteração dos estados brutos da pessoa em algo mais sutíl, melhorado e que resultará numa vida mais plena.

Na Cultura Oriental, mais precisamente na Chinesa, a busca do Ouro, do prolongamento da vida se deu de várias maneiras, até o Primeiro Imperador Chinês morreu louco por ingerir cápsulas de mercúrio para prolongar sua vida.

Estas práticas vieram dos Sábios Taoístas e de sua linguagem representativa ou figurada onde se chega à Imortalidade com determinadas práticas cozendo o fixo e o volátil em um caldeirão, até obter a desejada pedra.

Na postagem anterior eu mencionei a produção do Tân que é a Pedra Filosofal alquímica através da junção das três preciosidades humanas, que devem ser colocadas no caldeirão, ou Tân Tien para seu cozimento, só assim se prolongaria a vida.

Muitos são os Sábios Chineses que chegaram a prolongar suas vidas por centenans de anos, como o Mestre Chang San Feng, criador do Tai Chi Chuan que atingiu mais de 500 anos.

Só gerar a Pedra não é suficiente, deve-se faze-la circular pelos caminhos internos da energia desbloqueando e também mantendo sua saúde.

O Caduceu de Hermes, aquela figura onde duas cobras se enroscam em um cajado alado, representam as três correntes de energia que existem em nossos corpos, a corrente que vivifica, a corrente que mata e o resultado destas duas, Ob, Od e Iaur, são aqueles canais da Ioga e que percorrem a coluna, medula anterior, posterior e o canal intermediário, que é o equilíbrio entre as duas outras.


A Ponta do Caminho anterior está ligado ao Cérebro, enquanto que a posterior ao Cerebelo, em baixo o Portal do Retorno que deve ser desobstruído para que haja a possibilidade de se prolongar a vida, fazendo a Energia percorrer a medula de forma circular.

Nenhum comentário: